Publicações

A Simplicidade da Grandeza

UMA LIÇÃO DE VIDA COM O INVENTOR DA TÉCNICA DE IMPLANTES DENTÁRIOS

Como todos sabemos, a grandeza em quase todos os aspectos, e principalmente na parte profissional, muitas vezes vem acompanhada de uma boa dose de falta de humildade.

Mas como nosso Criador capacita as pessoas especiais para ajudar o próximo, hoje vou contar como tenho aprendido com uma pessoa especial, um médico sueco que descobriu a maravilhosa técnica de repor dentes com implantes há mais de 40 anos em pessoas que os perderam por vários motivos. Esta pessoa se chama Per Ingvar Branemark .

Começo a minha história de aprendizado com a oportunidade de ser um dos cirurgiões dentistas voluntários no instituto que o seu nome, em Bauru, interior de São Paulo. Lá, assim como em outros nove Centros espalhados pelo mundo, são atendidas pessoas sem muitas condições financeiras, mas com enormes deformações bucais e facias.
Pergunto a ele como surgiu a idéia de tratar pessoas que perderam os dentes, pois como ele se formou em medicina, poderia atuar em outras áreas. A resposta é simples e impactante: “ devemos nos preocupar com a saúde bucal em primeiro lugar pois através dela mantemos todos os outros sistemas do nosso corpo em perfeito funcionamento” .

A conversa vai se alongando e com todo o respeito o chamo de “Professor”, mas ele vira para mim e diz que não é para chamá-lo assim, pois ele considera alguns professores pessoas muito distantes do contato direto com o ser humano, tornando-se ‘semi-deuses’.

Os dias de convivo no instituto vão passando e cada vez mais a simplicidade aflora, pelo jeito carinhoso que trata seus pacientes, pegando-os pela mão, dando-lhes a atenção que daria para um membro da sua família, e preocupando-se em restabelecer o convívio social, familiar e psicológico destas pessoas.

Aproveitando todos os momentos com ele para aprender mais e mais, atento para o cuidado e carinho com que o mesmo trata sua equipe de auxiliares, sempre com gentis palavras, mesmo nos momentos mais estressantes de uma complexa cirurgia para reconstrução facial.
Do alto de seus 76 anos, aprendo que para ser grande não precisa de muita coisa, somente simplicidade, estudo e amor ao próximo, aliado a uma boa dose de perseverança e alegria.

Para aumentar o meu aprendizado com o Prof. Branemark , em mais esta oportunidade que tive de estar ao seu lado no Instituto em Bauru, pergunto qual o segredo do sucesso profissional. A resposta? “Seja simples nas grandes coisas”.

Despeço-me dele desejando que Deus continue a lhe abençoar e lhe conceder muitos anos de vida para que ele possa tratar das pessoas com esta simplicidade ingênua e para que eu possa poder aprender mais e mais com este grande mestre da odontologia nas próximas oportunidades que terei de estar por lá.

Obrigado, grande Professor Branemark, pela simplicidade no ensino e no trabalho. Até o próximo encontro.

Dr. João Grossi
Periodontista e Implantodontista